Iniciaram as capacitações do módulo de elaboração e implementação de projetos do Programa de Formação para o desenvolvimento e a integração trinacional

No último dia 14 de setembro se iniciaram as aulas do módulo de formação do curso de Promotores, “Elaboração e Implementação de Projetos” no âmbito da Cooperação Técnica com a responsabilidade do Programa de Integração Fronteiriça do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A agência executora do Programa é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com apoio da Itaipú Binacional (Brasil-Paraguai), Parque Tecnológico Itaipu (Brasil-Paraguai), Sistema Brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas (SEBRAE), Ministério de Indústria e Comércio (MIC)/Py, Conselhos de Desenvolvimento Econômico e social de Ciudad del Este (CODELESTE), Conselho de Desenvolvimento Econômico e social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Puerto Iguazú (CODESPI).

As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente, às quintas-feiras de 13h30min as 19h30min no Megal Suites Hotel de Ciudad del Este. Para o curso, houve mais de 190 candidatos, que após processo de seleção foram selecionados 87 participantes dos distritos de Hernandarias, Santa Rita, Ciudad des Este, Yguazú, San Alberto, Presidente Franco, Minga Guazú, além das cidades vizinhas ao Paraguai: Puerto Iguazú – Argentina e Foz do Iguaçu – Brasil.

O curso tem por objetivo fornecer mecanismos e conhecimentos para que os participantes possam desenvolver capacidades para elaborar e executar projetos cooperados, envolvendo instituições público e privadas. Os projetos devem ser estruturados visando o desenvolvimento local, considerando a área de abrangência das três nações que se encontram nas cidades fronteiriças em que o curso é promovido. A proposta do Programa é elaborar projetos reais com inserção nos territórios, de modo que estes projetos possam ser avaliados por uma comissão e serem co-financiados para propiciar sua execução.

 

×