Encontro entre pesquisadores e empresas incentiva a geração de soluções conjuntas

Na tarde do dia (05), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promoveu um encontro entre pesquisadores. Os participantes foram convidados a apresentar suas linhas de pesquisa, área de atuação e interesses, interagindo com os demais profissionais. O evento contou com cerca de 40 pesquisadores, do PTI, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sebrae e Programa Oeste em Desenvolvimento.

Reunião SRI
Foto: Comunicação FPTI

O objetivo foi tornar conhecidos os trabalhos desenvolvidos e em andamento na região, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências e incentivando trabalhos conjuntos. De acordo com o Nelinho Graef, do Programa Ciência, Tecnologia e Inovação do PTI, a intenção é realizar encontros frequentes. “É um bate-papo informal, envolvendo pessoas do setor produtivo para apresentarem suas demandas e para ouvirem as ofertas dos pesquisadores. Ou seja, queremos aproximar a oferta (universidade) da demanda (setor produtivo) para que novos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação possam ser estabelecidos, caso haja o interesse”, destaca.

O PTI conta com 62 laboratórios e quatro centros de pesquisa, que oferecem estrutura e suporte adequados para o desenvolvimento de estudos em diversas áreas. Os espaços são abertos a todos os pesquisadores e instituições interessadas, caracterizando-se como pontos de conexão e de uso compartilhado, propiciando trocas de experiências e integração entre pessoas e instituições. O modelo objetiva o melhor aproveitamento dos recursos investidos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que busca a otimização e complementação de competências, por meio da operação em rede.

Durante o encontro, os participantes conheceram a plataforma SRI – Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná, que conecta agentes territoriais para a identificação de potencialidades e a geração de soluções conjuntas que resultem em inovação, desenvolvimento científico e tecnológico. A apresentação foi realizada pelo coordenador do grupo de trabalho do SRI Oeste, Hugo Ribeiro, que destacou a importância do SRI como canal de comunicação entre universidade e empresas. Interessados em publicar trabalhos na plataforma, podem encaminhar informações para plataformasri@pti.org.br

Conheça a Plataforma: sri.oesteemdesenvolvimento.com.br

Créditos: Comunicação FPTI/BR.

 

Filed in: Brasil, Sin categoría
×