Seleção de Projetos para o Desenvolvimento e a Integração Trinacional – Argentina, Brasil e Paraguai

Em setembro de 2017 iniciou o curso de “Elaboração e Implementação de Projetos de Desenvolvimento Territorial”, como parte de um Programa de Formação para o Desenvolvimento e a Integração Trinacional, envolvendo Argentina, Brasil e Paraguai, na fronteira entre Ciudad del Este/Paraguai; Puerto Iguazú/Argentina e Foz do Iguaçu/Brasil.

O curso teve por objetivo fornecer mecanismos e conhecimentos para que os participantes possam desenvolver capacidades para elaborar e executar projetos cooperados, envolvendo instituições público e privadas. Os projetos devem ser estruturados visando o desenvolvimento local, considerando a área de abrangência das três nações que se encontram nas cidades fronteiriças em que o curso é promovido. A proposta do Programa é elaborar projetos reais com inserção nos territórios, de modo que estes projetos possam ser avaliados por uma comissão e serem co-financiados para propiciar sua execução.

A agência executora do Programa de Formação foi o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com apoio da Itaipú Binacional (Brasil-Paraguai), Parque Tecnológico Itaipu (Brasil-Paraguai), Sistema Brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas (SEBRAE), Ministério de Indústria e Comércio (MIC)/Py, Conselhos de Desenvolvimento Econômico e social de Ciudad del Este (CODELESTE), Conselho de Desenvolvimento Econômico e social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Puerto Iguazú (CODESPI).

Foram realizados 6 encontros, sendo 3 aulas e 3 oficinas, carga horária total de 30 horas.

14/09 – Estratégias para el Desrrollo Económico Territorial – Instrutor: Carlos Enrique Gallicchio

28/09 – Primer Taller sobre Avances de Proyectos – Instrutor: Mijal Saz

12/10 – Estruturación de Proyectos conjuntos Trinacionales – Instrutor: Mijal Saz

26/10 – Segundo Taller sobre Avances de Proyectos – Instrutor: Mijal Saz

09/11 – Fortalecimiento de Capacidades para elaboración de Proyectos en DT – Instrutor: Samuel Delbon

22/11 – Tercer Taller sobre Avances de Proyectos – Instrutor: Cristian Jair Paredes Aguilar

Banca de Seleção de Projetos

Entre aulas teóricas e oficinas de acompanhamento para a elaboração das propostas, o curso avançou para a fase final através da seleção de projetos a serem financiados pelo Programa. Os projetos elaborados foram apresentados a um comitê avaliador, no dia 19 de dezembro, no Hotel Megal, em Ciudad del Este, Paraguai. O resultado da seleção será divulgado nos próximos dias.

Entre os temas de projetos apresentados, estão: iniciativas de turismo integrado, capacitações para captação de recursos, diagnóstico econômico da região e estruturação de uma agência de desenvolvimento em Santa Rita, no Paraguai, foram alguns dos nove projetos apresentados.

A iniciativa do Programa de Formação para o Desenvolvimento e a Integração Trinacional foi um grande passo no processo de integração dessa região das Três Nações, tendo como iniciativa importante ao iniciar processo de sensibilização da região de fronteira sobre desenvolvimento territorial, cooperação e empoderamento local.

Filed in: Brasil, Rotador
×