PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO INICIA ATIVIDADES DE FORMAÇÃO ATRAVÉS DO CONECTADEL BRASIL

Inicia em 2017 um processo de formação dos atores locais por meio do Programa ConectaDEL

O Programa Oeste em Desenvolvimento, ação de governança territorial cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável da região oeste do Paraná, inicia em 2017 um processo de formação dos atores locais nos municípios da região por meio do Programa ConectaDEL.

Curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial.
Foto: Emerson Zotti (FPTI-BR)

Neste ano, além das ações a nível regional, o Programa inicia um processo de atuação municipal com estratégia de formação que envolve representantes de instituições públicas e privadas capazes de ampliar a discussão sobre o planejamento do território. Esta iniciativa é articulada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com parceria entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) e a Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná (CACIOPAR).

As atividades ofertadas para o primeiro semestre envolvem a apresentação de seminários e oficinas e o Curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial.  Já no segundo semestre se inicia o Curso em Atuação Municipal, específico para a formação de lideranças institucionais em planejamento municipal. A programação ocorre em 4 cidades da região (Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Medianeira), delimitadas através da microrregionalização da CACIOPAR. Os eventos são gratuitos e as vagas são limitadas.

O curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial do ConectaDEL tem o objetivo de capacitar os atores locais para desenvolver projetos cooperados na temática de desenvolvimento territorial para serem co-financiados entre entidades parceiras. As temáticas abordadas no curso são: governança e desenvolvimento territorial, fortalecimento das capacidades para o processo de desenvolvimento territorial, elaboração e estruturação de projetos em DEL e estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Seminário de Desenvolvimento Territorial.
Foto: Kiko Sierich (FPTI-BR)

As outras atividades desenvolvidas (seminários, oficinas e o curso em Atuação Municipal) estão conectadas em uma lógica de formação que faz parte do Programa de Atuação Municipal levado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, que consiste em um processo contínuo de sensibilização e capacitação dos cidadãos para compreender a construção do planejamento municipal e a dinamização do impacto das políticas públicas nos municípios. O intuito é ampliar a contribuição da comunidade na participação da construção política do processo de planejamento, com a intenção de construir um território com mais qualidade de vida para todos.

Para Jonhey Nazario Lucizani, Gerente em Desenvolvimento Territorial da Fundação PTI: “Os cursos do ConectaDEL permitirão que os atores do território ampliem a sua visão sobre a construção de políticas públicas locais e o planejamento municipal e, também, que criem uma rede para articular o desenvolvimento de projetos cooperados que atendam às necessidades dos cidadãos e desenvolvam o território, consolidando o aprendizado”.

Entre os resultados alcançados até o momento, pode-se citar, a participação de 330 pessoas nos seminários e a inscrição de 140 no curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial na região.

Créditos: Wagner Dantas de Souza Junior (FPTI-BR)

×