Mobilização dos prefeitos da região de abrangência do Programa Oeste em Desenvolvimento

 

Herlon de Almeida – Itaipu Binacional falando aos prefeitos do Oeste do Paraná. Foto: Wagner Dantas.

O encontro aconteceu durante o 3º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território do Oeste do Paraná, realizado em Toledo – PR. Na tarde de quinta-feira (24), no Hotel Olinda, foi organizado pela Itaipu Binacional – Brasil em conjunto com a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) um encontro com os novos prefeitos eleitos em 2016 para a gestão 2017-2020 dos municípios da região Oeste do Paraná.

Entre várias pautas da Itaipu Binacional – Brasil e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Brasil, foi apresentado os resultados do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), projeto que é executado em parceria com um amplo conjunto de instituições da região oeste do Paraná. Os prefeitos eleitos presentes (participaram 28 prefeitos eleitos e 11 vices) se comprometeram a apoiar massivamente o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD).

Segundo o Diretor-Geral da Itaipu Binacional – Brasil, Jorge Samek, a região Oeste nunca viveu momento melhor, com a implantação de universidades, centro de pesquisas e

Jorge Samek – Diretor-Geral da Itaipu Binacional falando aos prefeitos do Oeste do Paraná. Foto: Wagner Dantas.

instalações de indústrias, entre outras conquistas. “Quero ressaltar que todos os processos foram encabeçados pelos prefeitos. Vocês são essenciais para transformarmos a nossa região em uma grande potência, onde todos os cidadãos sejam beneficiados. Nós da Itaipu e do Oeste em Desenvolvimento somos apenas meios para isso”.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do PTI, Jonhey Nazário, destacou a estratégia de atuação municipal que será realizada pelo Oeste de Desenvolvimento a partir de 2017. O processo envolve a mobilização e capacitação dos atores locais dos municípios para atuar no planejamento, articulação e execução dos planos municipais de desenvolvimento, por meio do ConectaDEL. O ConectaDEL é um Programa de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão social na América Latina e o Caribe e que, no Brasil, é fomentado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento através do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Brasil.

Filed in: Brasil, Rotador
×