Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD): Construção de uma agenda de Desenvolvimento

O Oeste em Desenvolvimento (POD) é um Programa de Governança Territorial que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento econômico sustentável do território Oeste do Paraná por meio da sinergia entre as instituições locais e a integração das iniciativas, projetos e ações presentes no território.

Plenária do Fórum. Foto: Wagner Dantas.

Plenária do Fórum.
Foto: Wagner Dantas.

O Oeste em Desenvolvimento vem sendo articulado desde 2012 e essa articulação culminou com o lançamento do Programa em agosto de 2014. Atuando no fortalecimento das principais cadeias produtivas da região, aumentando a competitividade territorial, o Programa promove ações voltadas para 54 municípios, que compõe este pacto territorial.

Dentre as ações desenvolvidas, destaque para o incentivo para pesquisa e implantação de Energias Renováveis, reduzindo passivos ambientais, diminuindo consumo de energias fósseis, gerando renda extra para produtores rurais e indústrias, além de contribuir para um futuro mais sustentável. Nessa mesma linha, tem-se ações voltadas para Infraestrutura e Logística Regional, Programa de Sanidade Agropecuária Regional, fortalecimento de Pequenos Negócios e Sistema regional de inovação.

Neste ano, o Oeste em Desenvolvimento realizou seu 3º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, na cidade de Toledo, dentro da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Esse evento buscou apresentar resultados e avanços nas atividades executadas por suas nove câmaras técnicas, bem como debater ações capazes de resolver gargalos que impedem o crescimento sustentável da região, fortalecendo empreendimentos locais, qualificando recursos humanos e ampliando as oportunidades de emprego e renda, para uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes.

Resultado da Plenária do 3º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná.

Resultado da Plenária do 3º Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná.

Também foram debatidas as prioridades para os próximos anos (2017-2021) e realizada eleição do novo presidente do Programa. O empresário Danilo Vendruscolo, de Foz do Iguaçu (PR), assumirá a presidência do POD a partir de 2017, tendo como vice o Diretor-Executivo da Cooperativa Frimesa, Elias Zydek.

Com presença de 300 pessoas entre empresários, produtores, acadêmicos, professores e lideranças políticas e sociais de toda a região oeste do estado, este evento marca definitivamente o Programa Oeste em Desenvolvimento como ponto focal para a construção de uma agenda conjunta em prol do desenvolvimento econômico sustentável.

 

Para conhecer mais a dinâmica do Programa, os participantes e as pautas, acesso o sitio: http://www.oesteemdesenvolvimento.com.br/

 

Filed in: Brasil, Rotador
×